A beringela salva!

Fiz uma lasanha de beringela que ficou tão boa que tenho que compartilhar a receita. Com a via corrida que eu levo, eu tento escolher as receitas mais fáceis, rápidas e práticas.

Eu tenho uma caída por beringela e tenho duas receitas “preferidas”. Uma é a lasanha de beringela e a outra é uma Moussaka.

Ambas levam carne moída (eu compro a carne mais magra que encontrar e não uso óleo nenhum pra cozinhar), beringela e queijo.

Para a lasanha, eu usei uma beringela grande, meio quilo de carne moída, tomates, alho, cebola, orégano e manjericão. O médico que desenvolveu essa dieta diz que deve-se abusar dos temperos, pois eles ajudam a acelerar a saciedade e a gente acaba comendo menos. Faz sentido, uma comida bem temperada faz milagres! Descasque a beringela e faça fatias no sentido longitudinal. Use as fatias para cobrir o fundo de um tabuleiro, cubra com a carne moída cozida e temperada (o tomate solta água, que cozinha a beringela), salpique ricota por cima da carne moída, faça mais uma ou duas camadas e termine com bastante ricota. Cubra o tabuleiro (ou pyrex) com papel alumínio e deixe cozinhar no fogo médio por uns 40 minutos. Retire o papel laminado e deixe gratinando por uns 5 a 10 minutos. Prontinho! Rápido, eficiente, permitido na dieta (nos dias de proteína e vegetais) e gostoso demais!

Agora a moussaka:

Você vai precisar de 1 beringela grande, descascada e cortada em cubos de 2-3cm. Coloque os cubos em uma assadeira, espalhados e coloque um pouco de água para que elas cozinhem até ficarem macias (uns 20min). Eu adaptei essa moussaka (um prato grego) para a dieta e funcionou. Nesse passo era para ter usado azeite para cozinhar os cubos de beringela, mas como azeite é proibido…

O próximo passo é preparar a carne moída (meio quilo), temperando com alho, cebola, pimenta do reino e 1 colher de chá de canela (isso mesmo, canela na carne… vai por mim que é delicioso). Adicione tomates cortados em cubos (a quantidade vai a gosto, eu usei dois tomates grandes), 2 colheres de chá de massa de tomate, 2 colheres de sopa de orégano e se você gostar (eu detesto!), salsinha.

A terceira parte é preparar o molho que cobrirá tudo isso. A receita original de moussaka usa um molho branco com trigo, manteiga e leite. Nessa receita, pode-se usar ricota e queijo feta, só que esse queijo tem MUITA gordura. O que eu fiz foi juntar uns 300gr de ricota, um tico de sal e 1 ovo e fiz um creme.

Para montar, use uma assadeira de bordas altas. Coloque os cubos de beringela, a carne e o creme. Se der pra gratinar um pouquinho, fica lindo!


Deixe uma resposta

